Noruega Corretora de Seguros

Previdência Individual

Previdência Individual

Calcular Previdência
Garanta seu padrão de vida na aposentadoria. Quem faz as contas, logo percebe que vai ser difícil manter o padrão de vida na aposentadoria contando apenas com a previdência pública. Para evitar esse problema e garantir um futuro é que existem os Planos de Previdência Privada Individual.

Eles garantem uma renda complementar que permite que você mantenha o seu padrão de vida e realize os seus projetos.

A previdência é uma ferramenta que permite o planejamento passo a passo da sua aposentadoria. Isso dá a você a tranquilidade e flexibilidade de optar desde o valor da contribuição até quando e como deseja receber a sua renda complementar.

PGBL x VGBL: principais diferenças

A principal diferença entre um plano PGBL e um VBGL é o tratamento tributário, ou seja, a incidência ou não de impostos. Mas antes vamos entender a diferença entre todas essas letrinhas.

PGBL - Plano Gerador de Benefício Livre
Melhor para:
  » Quem tem renda declarada
  » Contribui com o INSS
  » Usa o formulário completo na declaração do IR

Vantagem: O Diferimento do Imposto.Contribuindo com o PGBL você terá redução do valor do imposto a pagar no momento da declaração anual. Mas lembre-se de que você só pode abater as contribuições do seu imposto de renda até o limite de 12% dos seus rendimentos brutos anuais (por exemplo, salários, aluguel, etc.), portanto suas contribuições ao PGBL não podem superar este limite.  Se você precisar resgatar a sua reserva ou se aposentar, será cobrado Imposto de Renda sobre o valor total do resgate ou do benefício.


VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre
Melhor para:
  » Quem não tem renda declarada
  » Usa o formulário simplificado do IR ou faz declaração de isento
  » Quem quer diversificar os investimentos.
  » Quem deseja aplicar mais do que 12% de sua renda bruta em previdência.

Vantagem: Aqui não existe aquele abatimento dos 12% na declaração anual de imposto. Mas em compensação, na hora do resgate, o imposto é cobrado somente sobre o rendimento e não sobre o total resgatado ou recebido como aposentadoria.


Características que valem tanto para o PGBL como para o VGBL
  » No caso de falecimento do contribuinte, o valor acumulado vai para os beneficiários que ele escolheu na hora de fazer o plano de previdência.

Opções de Recebimento de Aposentadoria Privada

Há 2 formas de você receber o valor que você contribuiu na Previdência Privada:
» Resgatar total ou parcialmente sua reserva acumulada
» Receber renda mensal da Seguradora

Caso você faça o resgate antecipado de sua reserva acumulada, você precisa prestar atenção a forma de tributação escolhida para não perder rendimento.
» Tabela regressiva (alíquota decrescente de 35% a 10%), ou
» Tabela progressiva (alíquota única de 15%). Este imposto é passível de restituição.

Próximo ao início de recebimento de renda, você terá a flexibilidade de escolher, de acordo com seus projetos e necessidades, a forma ideal, se mensal ou temporária, conforme abaixo:
» Renda Mensal Vitalícia: Renda paga vitaliciamente ao participante a partir da data escolhida para concessão do benefício. Ocorrendo o falecimento do participante, cessam os pagamentos.
» Renda Mensal Vitalícia Reversível ao Beneficiário: Consiste em uma renda paga por toda a vida ao participante a partir da data escolhida para concessão do benefício. Ocorrendo o falecimento do participante durante o recebimento da renda, 50, 60 ou 70% de seu valor será revertido vitaliciamente ao beneficiário indicado.
» Renda Mensal Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido: Renda paga vitaliciamente ao participante a partir da data escolhida para concessão do benefício, sendo garantida aos beneficiários conforme segue: - o participante indica o prazo mínimo de garantia (contado a partir do início de recebimento do benefício). Se durante este período ocorrer o falecimento do participante, o benefício será pago aos beneficiários conforme os percentuais indicados na Proposta, até completar o prazo mínimo de garantia definido no momento da inscrição (5, 10, 15 ou 20 anos).
» Renda Mensal Temporária: Consiste na renda paga temporária e exclusivamente ao participante. O benefício cessa com o seu falecimento ou com fim da temporariedade contratada, o que ocorrer primeiro, sem que seja devida qualquer devolução, benefício ou compensação de qualquer espécie ou natureza. Tempo mínimo: 1 ano
» Renda Mensal Vitalícia reversível ao Cônjuge com Continuidade aos Menores: Consiste em uma renda paga vitaliciamente ao participante/segurado, reversível ao cônjuge ou companheira (o) após o seu falecimento, e na falta deste, reversível temporariamente ao(s) menor(es) até que completem 24 anos, de acordo com o percentual de reversão estabelecido.
» Pagamento Único: Consiste no pagamento do benefício / capital segurado de uma única vez, calculado com base na Provisão Matemática de Benefícios a Conceder, ao término do período de diferimento.

Proteção Familiar

Para garantir a sua segurança e de sua família, você poderá contratar os benefícios adicionais isoladamente ou conjugados com a Renda Mensal Vitalícia:
» Renda por Invalidez: É uma renda paga vitaliciamente a você em caso de invalidez total e permanente.
» Invalidez com Prazo Mínimo Garantido: É uma renda paga vitaliciamente a você em caso de invalidez total e permanente. Caso ocorra seu falecimento durante o prazo mínimo garantido (5, 10, 15 ou 20 anos, contado a partir do início do recebimento do benefício) a renda será revertida ao beneficiário indicado.
» Pensão ao Cônjuge ou Companheira(o): É uma renda vitalícia paga mensalmente ao beneficiário em caso de seu falecimento.
» Pensão aos Menores: Renda paga ao beneficiário até que ele complete 21 anos.
» Pensão por Prazo Certo: Renda paga aos beneficiários por 5, 10, 15 ou 20 anos.
» Pecúlio: É o capital pago de uma só vez aos beneficiários indicados na proposta, em caso de seu falecimento.
Share by: